Perfil:
Luís Augusto


Arquivos:

Amigos (0)::



19/03/2015 às 16:48

DEVEMOS OBEDECER PASTORES?
CONFIRA AS PASSAGENS NA BÍBLIA ONLINE

Postado por Luís Augusto

A carta aos Hebreus 13:17 diz: "Obedecei a vossos pastores, e
sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil".

A minha pergunta é: o que é um "pastor"? Alguém mais apressado poderia responder que se trata de um homem que estuda em uma faculdade de teologia, tira um diploma e é ordenado por uma determinada igreja ou denominação, recebendo assim uma congregação para pastorear, onde ele será o líder e os demais serão os membros. De certa maneira, a mesma resposta poderia descrever tanto um "pastor" protestante como um padre católico. Mas será que encontramos isso na Palavra de Deus a Bíblia? Não.

Pastor é um dom dado pelo próprio Senhor (Efésios 4:11). Nenhuma escola, homens, ou organização, pode fazer de alguém um pastor a Bíblia não ensina isso. É um dom como é o evangelista. Vemos a ordem dos dons claramente indicada em Atos 11:19-20 que diz: " E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus".

Os evangelistas pregam o evangelho (Atos 11:19-20), pessoas creem (Atos 11:21 ), recebem um irmão com o dom de pastor (Atos
11:22‑24) que os reúne como faz o pastor às ovelhas, cuidando delas e exortando‑as a permanecerem unidas ao Pastor que é Jesus Cristo. Vem, então, a necessidade de alimento mais sólido para aquelas almas e Paulo
(além do próprio Barnabé) vai exercer o dom de mestre (Atos 11:25‑26) ensinando‑os.

Portanto, o pastor que a Bíblia MANDA QUE OBEDECEMOS não é uma pessoa que ocupa um cargo ordenado por homens, mas
um homem que tem um dom dado por Cristo. Se você e eu fizermos parte de uma denominação, evidentemente teremos que obedecer aquele homem que foi colocado pela denominação como autoridade. Mas a partir do momento que compreendemos que todo o sistema está errado, devemos se apartar dele obedecendo 2 Timóteo 2:19 que diz: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade".

Para nos reunirmos somente ao nome do Senhor Jesus, iremos reconhecer também, que há irmãos dotados pelo Senhor (que não levam sobre si títulos) mas que demonstram ter um cuidado especial pelo rebanho. Devemos então obedecê-los como você já leu, no inicio do texto Hebreus 13:17 que diz: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil". Porque são irmãos que o próprio Senhor colocou para cuidarem do rebanho.

Mas não se esqueça, a Bíblia nos adverte sempre sobre falsos profetas,
falsos apóstolos, falsos obreiros, fingindo serem, apóstolos de Cristo e
pastores mercenários, não se esqueça disso...

Em 2 Pedro 2:1 diz:"No passado surgiram falsos profetas no meio do
povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes
introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o
Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina
destruição".

Leia também Mateus 7:15-20; Mateus 24:24;
Marcos 13:22; João 10:10-13; Deuteronômio 18:20-22; Romanos 16:17-18; 1 João 4:1; Mateus 24:11-12; Mateus 7:21-23; Mateus 24:23-26; Mateus 24:4-5; 2 Coríntios 11:3-4; 2 Coríntios 11:13-15; 2 Tessalonicenses 2:3-4; 2 Tessalonicenses 2:8-10.

 



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!