Perfil:
Luís Augusto


Arquivos:

Amigos (0)::



08/12/2014 às 17:35

O VINHO NA BÍBLIA NÃO TINHA ÁLCOOL?   
CONFIRA AS PASSAGENS NA BÍBLIA ONLINE
Postado por Luís Augusto

Em Mateus 11:19 diz: "Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores".

Filho do Homem no texto é Jesus. O próprio Jesus se refere a si mesmo como alguém que comia e bebia, a crítica que faziam dEle só pode indicar que ele estivesse se referindo a beber vinho.

O Salmos 104:13-15 diz: "Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras.
Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem".

O Salmista fala das coisas que Deus faz, o vinho também está incluído aqui como algo que o próprio Senhor faz para alegrar o coração do homem, ao lado do azeite e do pão.

"Só se for muito ingênuo demais para ler "... é o suco de uva que alegra o seu coração"?

Paulo diz em 1 Coríntios 11:21: "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se".

Quando a Palavra de Deus a Bíblia fala da embriaguez causada pelo vinho, ela faz referência ao Espírito Santo, que deve ser, este sim, a fonte de alegria do cristão e seu "estimulante"...

Paulo diz aos  Efésios 5:18: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;".

Veja que trocar isso por suco de uva, não vai funcionar. Uma outra coisa é que as passagens, irão perder completamente o sentido. Além disso, o primeiro milagre de Jesus, foi em uma festa de casamento João 2:1-3; João 2:7-10.

Jesus se tornaria motivo de gozação. Quem iria celebrar uma festa de casamento servindo suco de uva? E qual mestre-sala iria elogiar o segundo suco de uva como sendo melhor que o primeiro refresco?

Jesus e Seus discípulos participaram de uma festa de casamento. Muitos de seus familiares e amigos se encontram ali, e todos estão muito alegres. Mas com tantas pessoas presentes o vinho estava no fim, um problema sério que deixaria o noivo com vergonha.

A mãe de Jesus lhe pede ajuda João 2:3. Ele diz para os servos encherem alguns jarros com água pura. Jesus transforma a água em vinho João 2:9, e não em suco de uva.

Portanto, não tem fundamento Bíblico alguém tentar trocar "vinho" por "suco de uva" no relato da festa de Caná.

João  2:9-10: "E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho".

O álcool por sua vez, sem dúvida nenhuma, causa muitas tragédias quando é tomado em excesso!!! Não existe a palavra suco de uva não fermentado na bíblia!!! Oras, praticamente todos os alimentos que você consome, vai um pouquinho de vinho, ou vai querer me dizer que você não come nenhum pedacinho de chocolate, todos eles praticamente entre outros alimentos vai apenas um pouquinho de vinho.

A Bíblia menciona em outras passagens de beberrões tomando sem controle e discernimento, isso sim não é bom e nem edifica ninguém!!! As más doutrinas são assim proibem alimentos que Deus criou para os seres humanos.

E a própria Palavra de Deus mostra isso! Em 1 Timóteo 4:1-5 diz: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria cosciência, que proibem o casamento e exigem abstinênncia de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado".

Tem outras passagens também. Percebeu quando se lê atentamente o que a Bíblia ensina, as coisas ficam mais claras...  

O que a Bíblia fala de positivo sobre a palavra "vinho" está se referindo ao suco de uva, e tudo o que fala de negativo, à bebida alcoólica,

Juízes 9:13 diz: "Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores"?

Agora o suco de uva poderia alegrar a Deus e aos homens? E se aqui for vinho alcoólico mesmo, como poderia estar associado a alegria em relação a Deus? Lembre-se do Salmos104:13-15, que diz que "o vinho alegra o coração do homem".

Beber vinho não é pecado, embriagar-se dele é. Alimentar-se dele com moderação não é pecado, glutonaria é.

Deuteronômio 16:13-15 diz: "A festa dos tabernáculos celebrarás sete dias, quando tiveres colhido da tua eira e do teu lagar.
E, na tua festa, alegrar-te-ás, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas. Sete dias celebrarás a festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo o trabalho das tuas mãos; por isso certamente te alegrarás".

 Algumas razões pelas quais o Senhor não proíbe o uso moderado do vinho...

1 A transformação de água em vinho foi o primeiro milagre do Senhor.

2 O uso do vinho é parte essencial do testemunho cristão na Ceia do Senhor.

3 O Senhor era chamado de "glutão e beberrão" simplesmente porque comia e bebia como qualquer ser humano, em contraste com João Batista que se abstinha de certas coisas.

4 O vinho foi usado na última ceia com a aprovação do Senhor, que disse a todos os apóstolos que bebessem do cálice.

5 O uso do vinho é recomendado pelo apóstolo Paulo como medicamento.
Em 1 Timóteo 5:23diz: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades".

6 Em nenhum lugar da Bíblia Deus proíbe beber vinho. A proibição é para o excesso (embriagues).

O livro de Cânticos 4:10 diz: "Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias"!

Cânticos 4:10 diz que "melhor é o Teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias"!

De acordo com a Bíblia, a posição de qualquer cristão não só em relação ao vinho, mas qualquer fonte de alegria e a de prazer nesta vida, veja que é de prazer e alegria com moderação, e não como um beberrão, embriagues, alcoólatra.

 



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!