Perfil:
Luís Augusto


Arquivos:

Amigos (0)::



21/11/2014 às 17:58

SANTIFICAÇÃO ENTRE MARIDO E MULHER                                             

CONFIRA AS PASSAGENS NA BÍBLIA ONLINE

Postado por Luís Augusto

Antes de você ler o texto abaixo leia 1 Coríntios capítulo 7 versos 1 ao 40.

O que quer dizer "santificar" em 1 Coríntios 7:14 diz: "Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos".

Sobre casais onde uma pessoa é convertida e a outra descrente ou seja não é convertido, Paulo disse: "Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos" (1 Coríntios 7:14). Que tipo de santificação é essa? Ele está sugerindo que uma pessoa pode ser salva pela fé do cônjuge ou a dos pais?

Santificar quer dizer "separar" ou "colocar à parte". Muitas vezes, a palavra descreve um processo espiritual no qual somos separados do mundo e justificados por Cristo, ou seja, salvos do pecado. Esse é o sentido da Palavra no Novo Testamento. 1 Coríntios 6:11 diz: "...vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (veja, também, Efésios 5:26; Hebreus 2:11.

Outras vezes, a palavra é usada para descrever a separação de uma coisa ou uma pessoa para uma determinada função. Considere alguns exemplos:

Arão, seus filhos e suas vestes foram santificados para serviço no tabernáculo (Êxodo 29:21).

O ano de jubileu foi santificado para libertar as pessoas e suas posses (Levítico 25:10).

Homens santificam a Deus e o seu nome, como o único que merece louvor (Isaías 29:23; Mateus 6:9).

O ouro no templo e as ofertas no altar foram santificados para o serviço ao Senhor (Mateus 23:17,19; compare Romanos 15:16).

Cristãos são santificados para boas obras (2 Timóteo 2:21).

Esses exemplos ajudam quando chegamos a 1 Coríntios 7:14. A santificação de cônjuges descrentes e de crianças não é questão de salvação, mas de serem apropriados para a criação e manutenção da família.

O marido descrente, nesses casos, é separado (designado) para ser marido, e a esposa cristã não pode mandá-lo embora. A salvação dele é possível, mas só se ele for ganho pela palavra e pelo exemplo da esposa (1 Pedro 3:1-2; 1 Coríntios 7:16). De semelhante modo, cada filho tomará sua própria decisão sobre o evangelho, tomando para si a fé em Cristo (2 Timóteo 1:5).

Sobre o sexo no matrimônio não é pecado, mas uma ordenança divina em seu projeto original. O homem, como tudo mais, deturpou também este aspecto da criação de Deus. A ideia do sexo antes do casamento é leviana, pois parte do pressuposto de que pode existir uma união sem um comprometimento, o que não estava nos planos de Deus.

Algumas passagens que demonstram o pensamento de Deus a respeito do sexo fora do casamento, seja ele na forma de prostituição, adultério ou fornicação.

"Não adulterarás." Êxodo 20.14.

"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5.19,21.

"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus... Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." 1 Coríntios 6.9,10,18

"Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus" 1 Tessalonicenses 4.3-5

"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará." Hebreus 13.4.

Diferentes palavras são usadas na Bíblia para designar o sexo fora do padrão estabelecido por Deus, que é o matrimônio: adultério, fornicação, prostituição, lascívia são algumas delas.

Adultério é quando um (ou ambos) praticante do ato sexual é casado com outra pessoa. Em algumas passagens o termo é usado no sentido de infidelidade do povo de Deus se entregando a outros deuses.

Fornicação é o ato sexual entre pessoas não casadas, e a palavra também pode aparecer referindo-se ao adultério, por causa de seu sentido mais amplo.

Prostituição envolve a troca de favores sexuais por dinheiro ou algum tipo de benefício, é a venda do corpo (ou sua compra pela outra parte).

Lascívia é a sensualidade exagerada, a prática de atos libidinosos que estimulem a sexualidade.

Efeminados e sodomitas refere-se ao ato sexual entre pessoas do mesmo sexo ou seja homem com homem e mulher com mulher Romanos 1:24-32.

Voltando para o assunto do casamento Deus condena o sexo fora do matrimônio. Sei que sofremos tentações, mas Deus é poderoso para sempre prover as forças necessárias para não sermos derrubados. Quando alguém cede, é porque quis, e não porque não tivesse forças suficientes para fugir do pecado. Medite em Provérbios 6.20‑35.

Talvez alguém que não crê no que a Bíblia diz, dirá para você que sexo antes do casamento não tem problema algum.

Esses argumentos todos caem por terra com uma simples pergunta: Foi essa a ordem de eventos que Deus instituiu?

Gênesis 2:24 diz: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Marcos 10:7-8 diz: "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne".

Efésios 5:31 diz: "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne".

A ordem é esta, primeiro o homem deixa seu pai e sua mãe, segundo, ele se une à sua mulher em (matrimônio) e terceiro, os dois tornam-se uma só carne.

Se você tiver dúvida sobre o que é uma só carne e seu significado...

1 Coríntios 6:16 diz: "Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

1 Coríntios 6:16 no final já diz que significa ser "uma só carne".

Leia também a carta aos Efésios capítulo 5 versos 22 ao 33.

 

 



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!